sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Eu num intindi o que ele falô"


Não! Eu não vim criticar a alienação cultural. Vim exaltá-la! Falo sério!Vim enaltecê-la.
Você não pediu para nascer, não escolheu sua pátria, nem sua língua. Não escolheu onde (e se!) gostaria de estudar, nem as disciplinas que gostaria de aprender. Aliás, a própria 'disciplina' lhe foi imposta sem direito a apelação. Sua discricionariedade se limitou a decisões relativas a, no máximo, alguns envolvimentos amorosos e, talvez, o time de futebol para o qual você torce (isso se seu pai não for fanático!). O lixo cultural a que você é submetido quando liga a tv não foi escolha sua. Sua escolha se limita, então, a desligar o aparelho ou mantê-lo ligado. E a culpa, ainda por cima, é sua!

“É disso que o ‘povo’ gosta!”, dizem. Ora... você é o povo. Então decidiram por você sobre o que você gosta. E você levou a culpa.
A pontinha ínfima do iceberg retrata políticos guardando dinheiro em meias e cuecas. “Maus políticos”, dizem. E ninguém discorda. “Mas foi o povo que elegeu”. E ninguém discorda. Mais uma vez, a culpa é sua! Logo você que trabalha feito um condenado até meados de abril para pagar impostos que se lhe revertem em serviços públicos de “primeiro mundo”! Você banca a corrupção com seu suor e, porque respira os 'puros ares fétidos' de uma ‘democracia’, a culpa é sua!
Aliás, você vive em uma democracia “sui generis”. Você é OBRIGADO a exercer o DIREITO ao voto! E como, claro, sempre há um gênio para teorizar em favor do príncipe, provam que é sim um direito seu: a obrigatoriedade é do comparecimento às urnas. O direito que você tem é de optar por A ou B, que, aliás, equivalem-se sempre, e, por isso, a culpa por escolher errado, será sempre sua!
Você banca mordomias inimagináveis para nós “mortais” a centenas de brilhantes mentes legisladoras que, quando não estão ocupados, criam leis... Leis que, quase sempre, atentam contra seus próprios interesses pessoais e suas aspirações de cidadão. Leis que vão desde kits de primeiros socorros obrigatórios (que vergonha!) até a obrigatoriedade de obtenção de passaporte canino. Inteligências iluminadas que, por vezes, se “desvirtuam um pouco”... E a culpa é sua, que não fiscaliza!
Você recebe um tratamento vexatório em repartições públicas sustentadas pelo seu dinheiro, submetido à má vontade de funcionários mal-treinados e mal-educados, mal-orientados ou desorientados e a culpa é sua, que não reclama! E se você perde a compostura, indignado, comete ilícito penal! A culpa é sua!
Você tem de respeitar a lei, mesmo desconhecendo-a, enquanto outros, profundos conhecedores dos códigos, não a cumprem. E, pior: os doutos “excelentes” que decretam que ninguém se livrará de cumprir a lei alegando desconhecê-la, são os mesmos que a escrevem em linguagem ininteligível permeada de termos técnicos esdrúxulos com o objetivo claro de que você não a entenda. Reserva intelectual. Reserva de merdado. Você não tem o "jus postulandi". Não entendeu? Capacidade postulatória. Não entendeu ainda? A culpa é sua!
Ou seja... você está f.., não tem para onde correr, a quem recorrer, tem de fazer cara bonita e se reclama, lhe chamam de chato. Ou de perdedor! Afinal... a culpa é sua!
Nem sequer alienar-se você pode! Se disser: “eu não quero nem saber de política”, dirão: “ta vendo? É por causa de gente como você que o país está como está. Depois não reclama”. Alienado!

Desculpem-me todos os gênios de plantão, os inúmeros pretensos salvadores da pátria, os arautos do ativismo inefiscaz, os inertes críticos da inatividade política e os quase-inocentes otimistas, mas... alinho-me à alienação! Exilo-me voluntáriamente no reino do conteúdo vazio. Porque, ao menos, o vácuo não fede.
E se me vierem elidir com contra-argumentos verborrágicos permeados de acrimônia moralista, limitar-me-ei a dizer: "Eu num intindi o que ele falô".



Assim sendo, quero mandar um "salve" para o pessoal do Pânico na TV, em especial pro Zina. Um "salve" pro Marcelo Dourado. Um "salve" também para aquela "belezura" da Tessália, e um "salve" especial pro meu amigo Glauco que se transferiu para o período da noite. Quero também mandar um "salve" para o Dunga, um "salve" pro Ronaldo, que brilha muito no Corínthians. Um salve pro, pro, pro...


Um comentário:

  1. Viva a revolução! Viva a alienação!...

    Meu camarada imortal! Não poderia me furtar de comentar em seu blog! Então aproveito este post hilário/mordaz, onde sou citado, em rol exemplificativo, na sequencia de "salves", ainda mais depois a Tessália, para parabenizá-lo por toda a iniciativa! Volta e meia compareço, em colaboração ao "average" (sempre!), e mais por espiar quais novas investidas à hidra da hipocrisia o grande Sargento bolou na semana!

    Meus parabéns pelos textos, meu amiguinho. Do período noturno, úbere período noturno, mando meus mais sinceros abraços. E agradeço o salve com outro salve!

    O salve aos leprosos, porque bem-aventurados!
    O mal social não os toca...


    ... porque ser padrão, hoje em dia, é fato típico, antijurídico e plenamente culpável!

    ResponderExcluir